Guias do professor
Cada coleção é composta de um GUIA DO PROFESSOR, além das 4 cartilhas de histórias, as atividades do guia são detalhadas com um passo a passo que inclui todas as informações necessárias
Metodologia em tópicos
Emoções trabalhadas
Indicação de quais características de comportamento serão focalizadas.
Atividade proposta
O que será realizado de forma objetiva pelas crianças e adolescentes.
Recursos
O que é necessário para realizar a atividade
Referência na cartilha
Indicação de quais características de comportamento serão focalizadas.
Implementação
Passo a passo de como implementar a atividade sugerida.
Avaliação
Perguntas provocadoras para avaliar coletiva e individualmente como os educandos se sentem e se percebem em relação aos aspectos trabalhados durante a atividade.
Pensando juntos
Indicação de quais características de comportamento serão focalizadas.
Componentes da BNCC
As competências socioemocionais estão dissolvidas nas competências esperadas do currículo, por isso optamos por trabalhá-las juntas, considerando a multiplicidade de formatos do saber.
Avaliação
Referências para inspirar quem quer se aprofundar, além de relatos reais, emocionais e autorais.
Saiba mais sobre o programa
O Trilhas do Ser é um programa alinhado aos princípios da nova Base Nacional Curricular Comum (BNCC), que é produto dos esforços e consensos de várias organizações civis e movimentos políticos que lutaram e lutam pelo acesso e qualidade da Educação Básica. Para garantir premissas para os currículos escolares, onde estiverem as escolas no Brasil, a BNCC foi criada e tem força normativa. E acompanhando sua dinâmica, permanente reconstrução e compromisso com a Educação Integral, incorpora princípios da educação socioemocional, pela aplicação das 10 competências gerais:
1.Conhecimento
2.Pensamento Científico, Crítico e Criativo
3.Repertório Cultural
4.Comunicação
5.Cultura Digital
6.Trabalho e Projeto de Vida
7.Argumentação
8.Autoconhecimento e Autocuidado
9.Empatia e Cooperação
10.Responsabilidade e Cidadania
Cada trecho das histórias, presentes no material, foi construído a partir de atividades inspiradas nos componentes curriculares da BNCC, e considerando, nas competências socioemocionais, cinco grandes estados psicológicos que desabrocham em atributos específicos de cada temperamento. Também conhecidos como “Fatores Globais da Personalidade”, “Modelo dos 5 fatores” ou simplesmente “Big Five”, foi inicialmente modelado por Ernest Tupes e Raymond Christal, em 1961. Os estadunidenses propuseram um design genérico, que inspirou vários cientistas, por cinco décadas, a aprimorar o modelo. Em inglês, o acróstico OCEAN (Openness, Conscientiousness, Extraversion, Agreeableness and Neuroticism) colabora bastante em sua difusão, na Academia e fora dela. Em português traduz-se para ACENA (Abertura para o novo, Conscienciosidade, Extroversão, Neuroticismo e Amabilidade).
No ACENA, as avaliações funcionam como uma fotografia da personalidade. Indicam o que pode ser identificado num determinado momento e, acreditamos, de verdade, que as pessoas podem mudar sua relação com o mundo e consigo própria. Ninguém é somente uma coisa para sempre, especialmente os pequenos. É muito importante aprender a conviver de forma não definitiva, reconhecendo partes de sua própria personalidade, mas compreendendo que existem várias situações que nos aproximam.