Poucas obras humanas falam de forma tão perfeita sobre o luto quanto o filme de animação “Se Algo Acontecer… Te Amo” de Will McCormack e Michael Govier. Durante 12 minutos, com traços simples e narrativa cirúrgica, os autores nos apresentam o drama de uma casal que teve sua única filha assassinada num atentado na escola.
A trajetória do luto desses pais é uma lição de esperança. O caminho é repleto de tristeza, saudade, angústia, dor e solidão. Mas é bonito vê-los transformar as emoções em sentimentos. Primeiro, as emoções imediatas diante da notícia do assassinato da filha viram sentimentos muitos duros que, aos poucos, se transformam em sentimentos mais leves.
A vida real é cheia de momentos em que precisamos buscar novas formas de ver a nossa realidade. Pode ser um diagnóstico ruim, a morte de alguém querido ou mesmo uma separação conjugal. Se algo acontecer… sinta! Não fuja dos seus sentimentos. Estar presente e atento aos seus sentimentos é essencial para a evolução.
Chega de spoiler e de reflexões. O filme “Se algo acontecer… Eu te amo!” ganhou o Oscar de Melhor Animação em 2021 e está disponível na plataforma de streaming Netlix.